A Sollari Energia surgiu em meio ao verdadeiro caos mundial. Foi durante a pandemia (COVID-19), onde nada parecia fazer sentido; onde a incerteza era o sentimento mais presente nos corações de praticamente todos habitantes da terra.
Embora com uma longa experiência atuando no setor desde 2014 como pesquisadores e palestrantes, somente em dezembro de 2020 decidimos entrar no mercado (por necessidade de uma renda extra). Traçar uma estratégia de marketing naquele momento não foi nada fácil, afinal, imagine as cidades no interior de MG inicialmente impedidas de receberem pessoas; vivendo um lockdown severo; sem contar o fator mais determinante no mundo dos negócios: a segurança dos possíveis investidores, que a essa altura não existia.
Foi nesse cenário acinzentado e opaco, frio embora fosse verão, que decidimos cadastrar nosso CNPJ como integrador de uma grande importadora e distribuidora de equipamentos de energia solar fotovoltaica. Em janeiro de 2021, levantamos nossa primeira campanha, totalmente orgânica e sem muita expectativa (triste realidade), mas foi aí que começamos a ser surpreendidos de forma totalmente positiva.
A primeira venda a gente nunca esquece, não é mesmo? E a nossa não é diferente. Nosso primeiro sistema vendido não foi através de amigos e familiares, mas de um cliente totalmente inesperado que viu uma de nossas fotos publicadas em grupos locais do facebook. Isso foi a injeção de combustível que precisávamos naquele momento para entrarmos de "cabeça" no mercado, mesmo que com um conceito de atendimento e marketing totalmente online, e instalações limitadas à cidade onde residimos, a saber, Ubá-MG.
Aos poucos fomos percebendo que mesmo diante de um cenário tão obscuro, a energia solar não perdia o seu brilho, não se desvalorizava, nem tampouco deixava de ser benquista, também pudera, o que move o mundo é a energia elétrica (ou você acha possível viver sem ela?) e, nosso país é privilegiado por tantos recursos naturais disponíveis para uma eficiente exploração, dentre esses a energia solar, uma fonte de energia limpa, inesgotável e renovável. Ou seja, essa percepção aumentou nossa confiança para investir mais e, consequentemente novos clientes foram surgindo, dos quais por indicação multiplicamos ainda mais o nosso portfólio.
Com base neste pequeno histórico nós tiramos e externamos algumas lições: 1) Não deixe de tentar; 2) Comece, mesmo que os números e o ambiente digam que não; 3) Acredite em algo maior que você e seus próprios medos (nós, por exemplo, em Deus); 4) Trabalhe muito e com foco em uma conquista pessoal; 5) Busque a perfeição, e a satisfação de seus clientes será uma constante; 6) Seja aberto às pessoas na forma profissional ou caridosa, pois de duas uma: ou ela vai precisar de você ou você dela; 7) Você não vai chegar lá sozinho, alguém vai te ajudar em algum ponto específico; 8) Estenda a mão sempre que possível; 9) Seja grato sempre, mas nunca satisfeito; 10) Seja ambicioso mas não ganancioso; 11) E, por fim, não trate as pessoas com indiferenças! Somos todos iguais na essência! O que muda são as circunstâncias e as oportunidades. Lembre-se: foi necessário uma pandemia para provar que sempre é possível estreitar relações, afinal, seja rico ou pobre, branco ou preto, homem ou mulher, todos foram submetidos ao mesmo ambiente, aos mesmos riscos e às mesmas consequências.